10 A 12 DE SETEMBRO DE 2024 ÁREA DO INSCRITO
Supervisor nacional de Vendas na ebm-papst Brasil, com mais de 20 anos de experiência na aplicação e desenvolvimento de equipamentos para o setor AVAC. Membro do Departamento Nacional de Ventilação da ABRAVA.
Possui graduação em Automação Industrial pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (2004) e mestrado em Mestrado em Engenharia - Institutos Lactec (2014), além de Doutorado na UBI-Universidade de Beira Interior Portugal. É sócio da instituição de ensino superior - Fapro - Faculdade Profissional, além de sócio da Escola Técnica Profissional e da ETP Processos Tecnológicos LTDA. Tem experiência na área de projetos de climatização e refrigeração, com ênfase em eficiência energética. Doutor em Engenharia Mecânica pela UBI (Universidade Beira Interior-Portugal). Diretor da Fapro; Diretor da ETP. Diretor de Fiscalização e normas do CRT-04 (2018-2022); Diretor Regional da Asbrav.
Química formado pela Universidade Federal de Goiás (UFG), com mestrado e doutorado em química de polímeros pela UnB. Desde 2005 atua na área ambiental e de segurança química e desde 2012 atua na implementação do Programa Brasileiro de Eliminação dos HCFCs (PBH) e, atualmente, na preparação das ações para a redução do consumo de HFCs (Emenda de Kigali), em apoio ao Governo Brasileiro. Trabalha no Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e ocupa o cargo de Gerente de Projetos.
Engenheiro Mecânico.
Possui 17 anos de experiência em manutenção industrial e HVAC e 22 anos em projetos de HVAC. Iniciou a carreira no SENAI como Aprendiz em Mecânica Industrial, evoluindo para Mecânico de Manutenção, Técnico Mecânico e, posteriormente, Engenheiro Mecânico.
Atuou em empresas renomadas como Albarus S/A (GKN Driveline), Westinghouse Electric do Brasil, Tintas Renner S/A, Conbrás Engenharia Ltda, e Varig S/A.
Desde 2002, é sócio da Artécnica Engenharia Ltda., focando em soluções inovadoras em engenharia térmica de processo e conforto.
Andréa Brondani da Rocha é Engenheira Agrônoma (UFRGS), especialista em Direito Ambiental Internacional (UFRGS), Mestrado em Fitotecnia (UFRGS), Doutorado em Fisiologia Vegetal (UNICAMP) e Pós -Doutorado em Fitopatologia e Bioquímica (Michigan State University, USA);
Consultora técnica do Sindicato Nacional de Aviação Agrícola (SINDAG);
É professora na Academia Brasileira de Tecnologia de Aplicação Aérea, do Instituto Brasileiro de Aviação Agrícola -IBRAVAG;
Atualmente é Diretora Geral da Mútua RS, a Caixa de Assistência dos Profissionais do sistema Confea/CREA.
Engenheiro Mecânico, Mestre e Doutor em Engenharia pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo - POLI-USP. Graduado em Física pela USP. É professor no Departamento de Engenharia Mecânica da POLI-USP desde 1989. Na POLI – USP atua em pesquisas relacionadas com a aplicação de Instrumentação em sistemas termo-fluidos e com a análise da Qualidade do Ar Interior em Sistemas de Tratamento de Ar e Ventilação. Coordena o LEQAI - Laboratório de Estudos da Qualidade do Ar de Interiores e Preside a Comissão de Projetos com Responsabilidade Social que viabiliza o Programa Poli Cidadã. É membro Fellow da ASHRAE, colabora com o Chapter Brasil desde sua fundação. Participa na elaboração de normas no CB55 da ABNT, do Comitê Gestor do PNQAI – Plano Nacional da Qualidade do Ar Interior e do Conselho Científico da Sociedade BRASINDOOR.
PT: Destacado pela lista Forbes Under 30 de 2019, é Engenheiro Elétrico formado pela Escola Politécnica da USP com dupla diplomação na Technische Universität Darmstadt, Alemanha, onde passou pela Mercedes-Benz e conduziu o desenvolvimento de Hardware em uma Startup de sensoriamento de ambientes alemã. É sócio-fundador e CEO da omni-electronica, Startup focada no entendimento da dinâmica de uso e qualidade de ambientes internos com soluções de Internet das Coisas para Smart Buildings. Dentre os diversos temas relacionados à digitalização de edifícios, se destaca como especialista em redes de monitoramento da Qualidade do Ar Interno (QAI) com contribuições como Coordenador da Comissão de Estudos de QAI da ABNT, Coordenador do Grupo de Pesquisa e Desenvolvimento do Plano Nacional da Qualidade do Ar Interno (PNQAI) e Vice-Presidente do Qualindoor (Departamento Nacional de QAI da ABRAVA).
Bruno Perazzo é engenheiro mecânico e tecnologista da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). Tem doutorado em engenharia mecânica com o tema de aerodispersão de contaminantes (COPPE/UFRJ). Cursos de aperfeiçoamento em ar condicionado no IME e em controles ambientais de infecção pela Escola de Saúde Pública de Harvard (EUA).
Há 9 anos atuo na BerlinerLuft, onde desempenho atualmente as funções de Engenheiro de Aplicação, trabalhando nas áreas comercial e técnica de HVAC. Atendo clientes, representantes e projetistas em todo o Brasil. Sou responsável por adaptar projetos às propostas técnicas e comerciais de climatizadores industriais (UTAs), com base em memoriais descritivos e cálculos fornecidos. Realizo a análise técnica final dos equipamentos, que inclui a execução e o envio de desenhos técnicos, curvas de desempenho de ventiladores, datasheets de serpentina, rodas entálpicas e trocadores de placas. Também atuo na melhoria dos produtos, buscando torná-los mais eficientes e com menores custos, analisando a viabilidade técnica e adaptando componentes e projetos conforme a necessidade.
Engenheiro civil (UFRGS/1979), mestre em Engenharia Civil (PPGCI/UFRGS/2022), sócio da Marczyk Engenharia LTDA , professor e consultor. Experiência em gestão e coordenação de uma diversa gama de projetos e obras de Construção Civil na área hospitalar, tendo atuado durante 38 anos em dois hospitais privados de excelência no RS-(HMD e HMV). Com visão estratégica no segmento hospitalar e conhecimento da gestão das operações de manutenção de infraestrutura; liderou o capítulo FMS de sete certificações internacionais da JCI Autor de diversas publicações, dentre elas o artigo “Slack in the infrastructure of Intensive care units: Resilience management in the post Pandemic era”.
Químico, graduado em Gestão Ambiental, especialista em águas para AVAC-R, especialista em Engenharia Ambiental, especialista em Química Ambiental, especialista em Saneamento Ambiental, especialista em ESG, Perito e Auditor Ambiental; 39 anos experiência em tratamento de águas. Presidente do CONBRAVA 2025, membro, palestrante e Past. President do Qualindoor (ABRAVA), fundador e Past. President Departamento Nacional de Tratamento de águas – DNTA (ABRAVA), Fundador e Presidente do CNTA (Comitê Nacional de Tratamento de águas). Conselheiro CRQ III- RJ, Consultor na C Domingues Consultoria.
Engenheiro mecânico formado pela PUC-RS. Experiência acumulada em empresas de médio e grande porte, nacionais e multinacionais, como projetista e gestor em atividades industriais e comerciais. Atua desde 1975 em empresas do ramo de aerodinâmica e energia tendo adquirido profundos conhecimentos em projetos mecânicos, acústica e ventiladores industriais. Atualmente presta consultoria para empresas do ramo além de palestrante convidado em eventos HVAC pelo Brasil.
Clayton Carneiro Ribeiro é um engenheiro com uma trajetória diversificada nas áreas técnica e comercial. Com 5 anos de experiência em Inteligência de Mercado e Otimização de Processos, ele também desenvolveu sólida expertise em Manutenção, Liderança de Projetos e Supervisão de Obras. Por 2 anos, trabalhou em Desenvolvimento e Aplicação, com foco em Inspeção de Qualidade, Inteligência Artificial e Automação. Além disso, nos últimos 4 anos, atua na gestão de sistemas de ar condicionado e data centers.
Atualmente, Clayton é Engenheiro de Vendas na Klimatix, marca do Grupo Mecalor, especializado no mercado de Data Centers. Anteriormente, foi Analista de Aplicação na STULZ Brasil, onde liderou o suporte técnico e a gestão de projetos para Data Centers. Ele também passou pela Autaza e pela Total Publicações (Grupo Abril), e iniciou sua carreira na instaladora TempClima Engenharia.
Clayton é formado em Engenharia Mecânica pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e possui um diploma técnico em Automação Industrial pelo IFSP.
Daniel Becker é engenheiro mecânico com especialização em vendas e negociação. Atua, desde 2018, na Full Gauge Controls, sendo responsável pelo suporte técnico e atendimento comercial a clientes de todo Estados Unidos. Com oito anos de experiência no setor, é palestrante convidado em eventos de HVAC-R em diversos países.
David Fernando Marcucci Pico possui graduação em Engenharia Mecânica pela Universidade Francisco de Paula Santander (2015), Cúcuta, Colômbia; Mestrado e Doutorado pela Universidade Federal de Uberlândia (2023), Uberlândia, Minas Gerais. Atualmente, atua como pesquisador de Pós-doutorado na mesma universidade. Possui ampla experiência na aplicação de fluidos refrigerantes de baixo impacto ambiental, naturais e sintéticos, em sistemas de refrigeração, além do uso de nanolubrificantes em sistemas de refrigeração por compressão de vapor.
Dennis Knight, Fellow Life Member da ASHRAE, tem 46 anos de experiência no projeto, construção, comissionamento, operação e manutenção de edifícios e seus sistemas de HVAC. Ele é fundador e principal executivo da Whole Building Systems, LLC, uma consultoria de edifícios de alto desempenho localizada em Charleston, SC. Knight possui um diploma de bacharel em Física e é registrado nas áreas de Engenharia Mecânica e Engenharia de Proteção contra Incêndios. Atualmente, ele é membro do Conselho de Diretores e Presidente da ASHRAE, além de ser Fellow da ASHRAE e membro da Força-Tarefa de Epidemias da ASHRAE. Ele também preside o comitê de direção da conferência especializada em Projeto e Construção Virtual da ASHRAE e foi presidente do comitê de direção da conferência especializada em Análise de Desempenho de Edifícios. Ao longo dos últimos 40 anos, Knight ocupou diversos cargos em nível de capítulo, regional e societário dentro da ASHRAE, além de ter escrito e coescrito vários artigos e publicações sobre Modelagem da Informação da Construção (BIM) e Projeto Integrado de Edifícios.
Graduado em Engenharia Mecânica pela Universidade de Brasília, possui Mestrado em Ciências Mecânicas pela Universidade de Brasília, Especialização em Engenharia de Segurança pela USP e possui Especialização em refrigeração e ar condicionado. Atua na área de Refrigeração e Ar Condicionado a mais de 10 anos e desde 2017 é consultor da UNIDO, responsável pela implementação e formulação de projetos de Refrigeração e Ar Condicionado, no âmbito do Protocolo de Montreal no Brasil executando atividades de assessoria técnica, sob a coordenação do Ministério do Meio Ambiente. Possui ampla experiência em obras de implementação e manutenção de sistemas de ar condicionado e refrigeração, conversão de fábricas e equipamentos para adoção de fluidos refrigerantes de baixo GWP e Zero PDO, principalmente o propano.
Engenheiro mecânico formado pela UFRGS, mestre em engenharia mecânica pela UFRGS, certificado pela ASHRAE como BEMP (Building Energy Modeling Professional), diretor e responsável técnico da B2P Engenharia, professor da PUCRS e diretor de ensino e treinamento da ASBRAV. Atua na área de HVAC e eficiência energética de edificações há 12 anos.
Engenheiro Mecânico graduado pela UFPR no ano de 2006, com MBA em Gestão de Negócios pelo IBMEC. Já foi empreendedor e está na Trane desenvolvendo soluções de climatização e refrigeração há mais de 10 anos. Participou de diversos projetos buscando aplicação de Bomba de Calor.
Graduado em Gestão da Produção Industrial (Ulbra 2019), Formado em Técnico Mecânico (CPTEC – Parobé/2002) e cursando o quinto semestre de Engenharia Mecânica (ULBRA), Supervisor Comercial e profissional da S&P Brasil/OTAM a 26 anos.
Graduada em Geologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, com mestrado em Geociências e especialização em Geoquímica pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Doutora em Ciências pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul com período de doutorado sanduíche no Climate Change Institute (University of Maine) e pós-doutorado em mudanças do clima pelo Climate Change Institute (University of Maine). Atualmente é Professora no Instituto de Pesquisas Hidráulicas (IPH - UFRGS) e pesquisadora no Centro Polar e Climático/UFRGS. Representante regional para o Brasil do PAGES Early-Career Network e nacional correspondente do IACS (International Association of Cryospheric Sciences).
Engenheiro eletricista formado pela Universidade de Brasília (UnB), com especialização em gestão pública ambiental (UnB). Desde 2008 ocupa o cargo de analista ambiental no MMA, onde a partir de 2009 passou a atuar com as ações para a proteção da Camada de Ozônio. Atualmente trabalha na implementação do Programa Brasileiro de Eliminação dos HCFCs (PBH) e na preparação das ações para a redução do consumo de HFCs (Emenda de Kigali), no âmbito da Secretaria Nacional de Mudança do Clima/MMA.
Mestrando em Administração (FGV SP). Engenheiro de Controle e Automação (PUCRS). Técnico em Eletrônica (Fundação Liberato/RS) e especialização em Tratamento de Ar (Programa de Educação Continuada SMACNA/ABRAVA-SP).
Membro ASHRAE e profissional credenciado LEED Green Associate. 12 anos de atuação na Midea Carrier, atualmente como Engenheiro de Aplicação para toda a linha Comercial (AHU, Chiller, Package e VRF), atendendo território Nacional.
Arquiteta e Urbanista, graduada pela UFRGS em 1996, pós graduada em Arquitetura Hospital e com MBA de Marketing estratégico. Agente comercial Graphisoft desde 2014.
Consultora e instrutora na implementação do software Archicad e seus subprodutos.
Formado em engenharia eletrônica em 2006, MBA Executivo em Gestão Empresarial em 2009 e pós-graduação em Segurança do Trabalho em 2013, além de diversos cursos, palestras e eventos nacionais e internacionais, membro ASHRAE, o eng. João Aureliano possui 20 anos de experiência no segmento AVAC e desempenha a função de gerente de Engenharia de Aplicação na Daikin Ar Condicionado Brasil. Entusiasta em novas tecnologias e nos importantes papéis exercidos pela eficiência energética, qualidade do ar, descarbonização e automação. Busca trazer inovações e novas estratégias para o mercado.
Engenheiro Mecânico. Mestre em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal de Uberlândia (1992). Doutor em Ciências Aplicadas pela Université de Liège, Bélgica (1997). Lecionou nas Universidades Federal de Uberlândia (UFU), Universidade Federal do Ceará (UFC) e Universidade de Fortaleza (Unifor). É professor do Departamento de Engenharia Mecânica da Universidade de Brasília desde 2002, onde coordena o LaAR, Laboratório de Ar-condicionado e Refrigeração dedicando-se a atividades de ensino, pesquisa e consultoria em sistemas térmicos. Membro ASHRAE, ANPRAC e ABEMEC-DF. Chair do Research Program do ASHRAE Brasil Chapter. Advisor do ASHRAE Student Branch Brasília.
Engenheiro Mecânico pela Universidade Ritter dos Reis (UNIRITTER), Rio Grande do Sul.
Atualmente, exerce o cargo de Engenheiro de Aplicação na Sicflux, onde atua em nível nacional, liderando projetos focados em soluções de engenharia para tratamento de ar. Com vasta experiência no setor, é especialista em Tratamento de Ar, certificado pela SMACNA, uma das principais referências internacionais em HVAC (aquecimento, ventilação e ar-condicionado). Além disso, possui sólida expertise como Consultor Técnico para PMOC (Plano de Manutenção, Operação e Controle), contribuindo diretamente para a implementação de práticas que garantem a qualidade do ar interior. Também colabora ativamente com o PNQAI (Programa Nacional de Qualidade do Ar Interno), reforçando seu compromisso com a melhoria contínua e a sustentabilidade nas práticas de engenharia. Seu perfil técnico robusto, aliado à experiência prática, o torna um profissional capacitado para enfrentar desafios complexos no mercado de HVAC.
CEO Conforlab. Presidente BRASINDOOR. Conselheiro ABRAVA. Membro fundador PNQAI e Qualindoor.
Bacharel em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Brasil) em 2015, seguido por um Mestrado em Fenômenos de Transporte pela mesma universidade em 2018. Atualmente, Lisandro é o Diretor de Vendas e Marketing e Gerente Geral de todas as operações da ENGYS na América Latina.
Engenheiro Mecânico: Formado pela Escola de Engenharia da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Diretor e Responsável Técnico da Projetos Avançados Engenharia. Membro da ASHRAE - American Society of Heating, Refrigerating and Air -Conditioning Engineers, INC. Ex-Presidente ASHRAE - Chapter Brasil (2012 a 2014). Participação em comitês do Chapter Brasil e Sul-Brasil. Ex-Presidente, Ex-Vice-presidente e atual Diretor ASBRAV – Associação Sul-Brasileira de Refrigeração, Ar-Condicionado, Aquecimento e Ventilação. Membro ABDEH – Associação Brasileira de Desenvolvimento da Edificação Hospitalar. Membro ANPRAC – Associação Nacional Profissionais Refrigeração e Ar Condicionado. Participação como convidado no DNPC – Departamento Nacional de Projetistas e Consultores. Participação Em Normas Técnicas Brasileiras.
Engenheiro Mecânico e pós-graduado em Engenharia de Refrigeração e Climatização pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul – PUC/RS. Diretor técnico da Aeris Qualidade do Ar, Presidente da ASBRAV, membro do Qualindoor – Departamento Nacional de Qualidade do Ar de Interiores da ABRAVA e conselheiro da ABRAVA.
Coordenador de Vendas e Automação na TROX. Formado em engenharia elétrica pela FEI e MBA em Gestão Empresarial na FGV. Atua em clientes e empresas do segmento corporativo para desenvolvimento de soluções para automação, controle e monitoramento do HVAC com foco em eficiência energética e integração entre sistemas. Participante do DN de Automação e Controle da ABRAVA.
Oswaldo de Siqueira Bueno, Engenheiro Mecânico de Projeto, formado pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo em 1973, com pós-graduação em Ar Condicionado pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo em 1977. Engenheiro de Segurança do Trabalho, formado pela Escola Superior de Química Oswaldo Cruz em 1976. Consultor da ABRAVA, Gestor do Comitê Brasileiro CB-055 da ABNT e consultor em sistemas de refrigeração e de ar condicionado.Professor em cursos de informação na ABRAVA/SMACNA. Membro da ABRAVA, ASHRAE, SINDRATAR e do IBF.
Paolo Tronville é professor associado no Politecnico di Torino. Desenvolveu métodos de teste para elementos e materiais de filtros de ar por 30 anos e aplicou dinâmica de fluidos computacional ao projeto de filtros de ar. Publicou artigos em revistas técnicas e científicas europeias e americanas. Deu seminários sobre desempenho de equipamentos de limpeza de ar e suas implicações energéticas em vários países.
Prof. Tronville foi presidente do Comitê Técnico 142 da International Standards Organization (ISO) “Equipamento de limpeza para ar e outros gases” de 2005 a 2016. É presidente do CEN/TC 195 “Filtros de ar para limpeza geral de ar” desde 2006 e é especialista em vários grupos de trabalho de padronização.
Prof. Tronville é membro da AAAR (American Association for Aerosol Research), ASHRAE (American Society of Heating, Refrigerating and Air-conditioning Engineers), GAeF (Gesellschaft für Aerosolforschung). Também é membro de alguns comitês técnicos e de projetos padrão sobre filtragem de ar. É um ASHRAE Fellow, Distinguished Lecturer e membro do Standards Committee.
Engenheiro Mecânico, formado pela UFRGS, Life Member ASHRAE, vice-presidente da ASBRAV, trabalha na área consultiva de HVAC, no desenvolvimento de projetos de HVAC, para sistemas hospitalares, comerciais ventilação e aquecimento e análise energética.
Paulistano, 63 anos, casado, pai e avô.
Meu Lema de vida: “Descubra seus dons e talentos, coloque-os em prática e seja muito feliz e ajude a transformar o mundo”. Engenheiro mecânico, com cursos de especialização na area térmica. Sócio fundador Fundament-AR, em 1993, empresa de consultoria e projetos na area térmica e de exaustão e ventilação e controle de fumaça.
Responsável técnico da Fundament-AR; 4772 projetos sendo 2157 para cozinhas e restaurantes, em 31 anos. Coordenador ISO 9000 norma de qualidade desde 1999. Membro do comitê de normas técnicas CB55 ABNT/ABRAVA. Membro DNPC (Departamento nacional de projetistas e consultores) ABRAVA onde foi diretor SP, Vice- Presidente e Presidente. Membro do comitê gestor do PNQAI (Plano Nacional de Qualidade de AR Interno) organização que participam 44 associações brasileiras. Terapeuta corporal criador do Icorpo; onde investiga a inteligência do corpo e integra esse conhecimento na vida das pessoas, através de mentorias e treinamentos. Membro do Brotherhood Brasil grupo vivencial da nova masculinidade. Membro do Clube Helvetia onde fui Diretor Social; Diretor de Sede e Vice Presidente.
Engenheiro Naval, Mestre em Engenharia, Dr. Engenharia Mecânica (Universidade de São Paulo). Atual professor do curso de especialização em Energia e Sustentabilidade no IMT. Consultor técnico para agências implementadoras do Protocolo de Montreal (PNUD). Responsável pelo inventário de emissões de HFC desenvolvido nos inventarios de emissoes de GEE no Brasil. Professor visitante na London South Bank University, Reino Unido. Pesquisador visitante e engenheiro pesquisador, em 1992 e 1993, no Air Conditioning and Refrigeration Center, University of Illinois at Urbana Champaign, EUA. Autor principal das Diretrizes do IPCC 2006 para inventários nacionais de gases de efeito estufa, do volume Processos Industriais e Uso de Produtos; e sua revisão em 2019.
Co-presidente do Comitê de Opções Técnicas de Refrigeração, Ar Condicionado e Bombas de Calor do PNUMA. Colaborador do Prêmio Nobel da Paz de 2007 para o IPCC. Prêmio de Proteção ao Ozônio Estratosférico da Agência de Proteção Ambiental dos EUA, 2000.
Graduada em Química, Doutora em Saúde Ambiental pela USP, atualmente é Gerente do Projeto de Refrigeração e Ar Condicionado da UNIDO, no âmbito do Protocolo de Montreal no Brasil, onde executa ações de implementação sob a coordenação do Ministério do Meio Ambiente.
Formada em Ciências Sociais pela Universidade de Göttingen (Alemanha). Trabalha na área de refrigeração e ar condicionado com foco em ações para o meio ambiente e sustentabilidade há mais de 15 anos e desde 2009 é consultora da Cooperação Alemã para o Desenvolvimento Sustentável (GIZ) e ocupa o cargo de Gerente de Projetos do programa Proklima da GIZ no Brasil. É responsável para as ações implementadas pela GIZ no âmbito do Protocolo de Montreal no Brasil, sob a coordenação do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima.
CEO Giareta Soluções, Vice- Presidente IIAR Brasil, profissional com 15 anos de experiência em estudo para Soluções Industriais voltada a Gestão de Riscos com Qualidade do Ar Interno e com Amônia, único brasileiro certificado pelo IIAR (PSM de Amônia), séries 2 do IIAR, Coordenador do Comitê Técnico de Refrigeração Industrial da ASHRAE.
Engenheiro Mecânico - (Faculdade de Engenharia Industrial, ênfase em refrigeração e ar condicionado-HVAC) – Formado em 1985.
Empresário e consultor técnico pela Anthares Soluções Ltda desde 2016. Professor da FEI – Faculdade de Engenharia Industrial e Faculdade Oswaldo Cruz. Atuou na área de treinamento e ensino de engenheiros e técnicos pela ABRAVA, PECE da USP - Universidade de São Paulo (Escola Politécnica). Membro associado da “ASHRAE – American Society o Heating, Refrigerating and Air-conditioning Engineersem>” onde atuou como Chapter Brasil President 2017/2018 e Chapter Technology Transfer Committee Chair (CTTC Chair). Conselheiro editorial e colaborador técnico das Revista Climatização e Refrigeração da ABRAVA e Nova Técnica Editorial, revista especializada em sistemas de climatização.
Membro Comitê Brasileiro CB 46 da ABNT.... onde atua em vários grupos de trabalho (Gts). Membro Comitê Brasileiro CB 55... onde atua na preparação e revisão das normas, entre elas NBR 16401-2008 Sistemas de Climatização e da NBR 7256 - Sistema de Climatização para área de Saúde.
Está atuando no desenvolvimento de projeto, comissionamento e consultoria em instalações comerciais e industriais na disciplina de HVAC.